top of page

Desenvolvimento de Funções de Base Atômicas

A maioria dos métodos computacionais de química quântica empregados nos dias de hoje nos cálculos de estrutura e propriedades de moléculas envolvem a expansão de funções de onda de um elétron em um número finito de funções de base atômicas contendo um conjunto de parâmetros que são ajustados para minimizar a energia total do átomo. De forma geral, uma função de base é um conjunto de funções matemáticas utilizadas para a construção das funções de onda atômicas e moleculares (LCAO-MO). Esta linha de pesquisa visa o desenvolvimento de conjuntos de funções de base Gaussianas atômicas não relativísticas e quasi relativísticas que possam ser utilizadas no cálculo de propriedades ópticas não lineares e magnéticas em sistemas moleculares.

Função de base.jpg

Química Inorgânica Medicinal

O estudo de complexos de metais de transição como potenciais agentes na terapia do câncer vem crescendo nos últimos 40 anos, principalmente motivado pelo sucesso da cisplatina {cis-[PtCl2(NH3)2] – 1978}. Além dos complexos de platina (Pt), uma estratégia diferente que tem sido usada para melhorar a resposta biológica das metalodrogas (compostos de coordenação com potencial terapêutico) é a troca do metal, com complexos de cobalto (Co), rutênio (Ru), paládio (Pd), ósmio (Os) e ouro (Au) também sendo apontados como promissores para a terapia do câncer. Essas metalodrogas normalmente são pró-fármacos que são ativados a partir de reações de substituição dos ligantes ou redox. Essa linha de pesquisa visa o estudo estrutural, cinético, termodinâmico e eletroquímico de complexos de Fe, Co, Ru, Pd, Os, Pt e Au com potencial aplicação antineoplásica.

cisplatin_DNA.jpg.png

Ressonância Magnética Nuclear

Desde 1978, quando a cisplatina foi aprovada para uso clínico na quimioterapia do câncer, que existe um grande interesse no estudo de compostos de metais de transição com potencial aplicação biológica. Além disso, compostos de metais de transição têm apresentado um importante papel como agentes de diagnóstico e catalisadores. Neste contexto, a espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) tem desempenhado um papel chave na descoberta e desenho de novos compostos. Além de ser amplamente usada na caracterização de novas estruturas, a RMN também tem sido usada na otimização de alvos dos complexos, na elucidação dos mecanismos de reação, assim como em estudos de biomarcadores e biossensores. Esta linha de pesquisa visa o desenvolvimento de protocolos computacionais utilizando métodos de Química Quântica e Química Quântica Relativística para a descrição dos parâmetros de RMN, deslocamentos químicos e constantes de acoplamento spin-spin, em complexos de metais de transição.

RMN.jpg

Fotônica - Óptica Não Linear

A investigação de materiais moleculares que possuem propriedades ópticas não lineares (ONL) tem sido alvo de intensivos estudos visando potenciais aplicações tecnológicas, principalmente no campo da fotônica. A ONL tem um efeito significativo no desenvolvimento de tecnologia laser e em tecnologias da informação, como na comunicação, armazenamento e processamento de informação. As contribuições da ONL são percebidas até na Medicina, onde stents coronários e bioimplantes com textura de superfície têm sido produzidos com o advento da microusinagem a laser. Além disso, as aplicações da ONL no cenário da indústria 4.0 são fundamentais visando a melhoria da eficiência e produtividade dos processos. Tendo em vista que o desenvolvimento de novos materiais ONL visando o amplo cenário de aplicação na vida cotidiana é fundamental tanto para o presente como para o futuro, este projeto visa o estudo e o desenvolvimento de moléculas com potencial aplicação em óptica não linear.

NLO.jpg

Modelagem Molecular de Fármacos no Combate a COVID-19

COVID-19.jpg

A atual pandemia da COVID-19 vem alcançando uma parcela significativa da população mundial; com aproximadamente 245.373.039 casos confirmados e 4.979.421 mortes reportadas, representando uma taxa de letalidade de ~2,0% (dados em 29/10/2021 – Organização Mundial de Saúde). Assim, desde que a pandemia da COVID-19 foi declarada no início do ano de 2020, o mundo se virou para uma intensa busca por uma vacina ou fármaco que atuasse no tratamento da COVID-19. Apesar de várias vacinas já terem sido aprovadas para uso, a busca por um fármaco que atue no tratamento da COVID-19 é de fundamental importância, uma vez que são tratamentos que atuam de forma conjunta no combate a doenças. Tendo em vista que a busca por novos fármacos é um processo muito custoso e demorado, o uso de simulações computacionais é uma forma de melhorar a eficiência desse processo. No presente projeto visamos a busca por potenciais antivirais no combate ao SARS-CoV-2 por meio do uso de ferramentas de bioinformática

Fotônica - Energia Solar

A célula solar fotovoltaica é o elemento essencial da conversão da energia solar em energia elétrica. Para isso, normalmente são utilizadas células fotovoltaicas de silício mono e policristalino, porém apresentam um elevado custo. Uma alternativa, é o uso de células solares de dióxido de titânio (TiO2) sensibilizadas por corantes (DSSC), que apresentam um baixo custo. A maioria dos corantes sensibilizadores utilizados nas DSSC são formados por um centro metálico ligado a moléculas orgânicas apresentando a estrutura D-𝜋-A (grupo doador de elétron-conectado por um espaçador 𝜋-grupo receptor de elétron). Assim, esta linha de pesquisa visa o desenvolvimento de novos corantes sensibilizadores de células solares que sejam mais eficientes e menos custosos.

solar-cell.jpg
bottom of page